domingo, 12 de abril de 2015

Ajudar é difícil?

Quem tem por costume ajudar pessoas necessitadas sabe que é uma tarefa complicada. Ajudar outras pessoas é difícil. Outro dia apareceu lá no Ministério de Ação Social da Igreja Metodista da Asa Sul um homem, adulto, pedindo ajuda, em meio a várias outras pessoas que procuram o "Daniel" dominicalmente - ele é o coordenador das atividades, e faz isso com muita dedicação e compaixão. Coube a mim atender o Laércio (vou chamá-lo assim, o nome mesmo é outro).

Ela nos disse que tinha chegado do norte de Minas e estava dormindo no HRAN. Seus documentos tinham sido roubados e ele queria R$ 40 para providenciar os novos. Perguntei a ele o que tinha vindo fazer em Brasília, ao que ele respondeu que estava procurando trabalho. Com mais um pouco de conversa, ofereci a ele a seguinte ajuda: você procura trabalho de jardineiro nas casas vizinhas à minha, se não conseguir, faz o meu jardim. Depois de rodar um pouco, acabou voltando e trabalhando comigo mesmo.

Como minha casa está em reforma, não demorou para que, conversando com o mestre de obras e com o eletricista, arrumasse trabalho. Passou umas duas semanas ali conosco, e fazendo trabalhos para esses profissionais. Insistimos com ele que alugasse um quarto, o que ele acabou conseguindo, com a ajuda do eletricista. Ajudei-o emprestando o valor do primeiro mês do aluguel.

O resto da história, muitos conhecem, pois já passaram por situações semelhantes.

Laércio saiu da obra na sexta-feira, e pagou a primeira parte do empréstimo que fiz. Pegou uma furadeira do mestre-de-obras emprestada. Na segunda e na terça seguintes não apareceu. Saímos a procurá-lo. Afinal, ficamos sabendo que ele tinha deixado o quarto, tentou vender a furadeira emprestada para a dona da pensão e sumiu no mundo de novo...

É difícil ajudar. Ajudar quem merece é fácil, e é bom. A beleza da graça é ajudar quem não merece...

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Posso ajudar?

Pode! Tem as coisas mais variadas para se fazer! Você pode plantar árvores, garantir que os postos de saúde funcionem, levar água ao semi-árido, ajudar crianças pobres em seu desenvolvimento, cuidar de leprosos. Descubra o maravilhoso mundo da graça, no qual tanta gente, de graça, promove o bem e a justiça. Salve-se a si mesmo de uma vida egoísta e autocentrada, descubra a beleza da graça.